Não é à toa que 1...e5 era o lance predileto de Lasker, Capablanca, Spassky, Karpov, Kramnik e (atualmente) Carlsen, para citar apenas alguns dos Campeões Mundiais.
Todo enxadrista precisa saber jogar as posições de 1.e4 e5. É um clássico absoluto. Faz parte da educação enxadrística.
Com esse repertório é possível jogar para ganhar sem tomar tantos riscos. Posições com roques em lados opostos são mais raras. O que vai contar é o entendimento das posições de meio jogo, conhecer os modelos clássicos, as partidas dos grandes enxadristas. É o que mostramos no curso.
Toda minha vida eu fui um jogador de Siciliana. Claro que ainda gosto dessa Defesa, que faz parte da minha carreira. Mas nos últimos 3 anos comecei a estudar mais seriamente 1...e5 como uma alternativa mais sólida para não precisar testar minha memória (que não é lá essas coisas). Tenho jogado em torneios online e foi meu lance escolhido na maioria das partidas do "Duelo das Gerações", em 2022. O resultado foi bom.
Já o GM Gilberto Milos é um profundo conhecedor das posições de 1.e4 e5 (tanto do lado das brancas quanto das pretas). Ele está comigo na maioria dessas aulas, compartilhando seu notável conhecimento do xadrez.
Atualmente são 39 horas de aulas nessa coleção (incluindo as aulas que estão sendo gravadas do curso "Beating The Italian, que você pode participar ao vivo). Mas isso é apenas o começo. Essa coleção é seu passaporte para anos de estudos - as aulas serão atualizadas e você poderá participar ao vivo quando isso acontecer. Pretendo, por exemplo, gravar um curso sobre a Variante Arkhangelsky, uma das minhas favoritas.
Como todos os materiais da Academia, esse é um trabalho feito com paixão pelo xadrez, bom humor e carinho pelos alunos. O que mais quero é compartilhar com você a minha visão do jogo, sem esconder nada. As análises que você encontrará nas bases de dados são as mesmas que eu utilizo para jogar as minhas partidas.
Então vamos jogar o lance mais clássico de todos contra o peão rei?