Essas aulas não são recomendadas para iniciantes, que não sabem todas as regras, não dominam a anotação e não sabem os princípios básicos do xadrez.
Mas se você não é iniciante, vamos montar um repertório flexível e de longo prazo para jogar de pretas?
Afinal, qual a melhor defesa contra 1.d4?. Essa pergunta é impossível de responder. Depende do seu estilo de jogo.
O que eu não gosto é esse negócio de jogar variantes ruins e pouco conhecidas para pegar o seu adversário de surpresa. Xadrez de verdade não é isso. Mas é muito bom variar o repertório, desde que seja jogando variantes boas.
Não é tão difícil assim. Há muitos caminhos possíveis para você escolher e buscar o tipo de posição que gosta. Eu dividi essa coleção com 3 sugestões de repertório.
O repertório agressivo é para aquelas almas otimistas que sempre jogar para o mate. Que não se incomodam em entregar peças para esse humilde objetivo. Que não ficam tão estressados se o adversário pressionar o flanco dama, desde que você que esteja no ataque. É para você que quer partir para a briga logo de cara. Sugiro 3 variantes: Índia do Rei, Benoni e Grunfeld.
O repertório clássico é para aqueles jogadores mais realistas. Querem ganhar, mas não querem arriscar tanto. Não querem deixar o adversário trocar muitas peças, mas também não querem ter que partir para um ataque enlouquecido. Esse é o meu estilo. Aqui o repertório sugerido é Nimzo-Índia, Índia da Dama e Bogo-Índia. Adicionei também uma pitada da variante Ragozin.
Se você não gosta de levar ataque, de sacrificar peças ou casas, se tem o estilo que chamamos "sólido como uma rocha" ou "Petrossiânico", então o melhor é escolher o repertório à prova de balas. Esse repertório pode servir também para aquelas ocasiões em que você precisa de um empate para ganhar um torneio, conseguir uma norma de mestre, ganhar o match de campeonato mundial contra o Carlsen (calma veloz). O repertório sugerido para você é com a Defesa Ortodoxa (Gambito da Dama) e a Defesa Eslava. Coloquei uma leve pitada da Defesa Semi-Tarrasch. Em breve pretendo colocar a Semi-Eslava aqui também.
Você não precisa ter pressa, pode estudar todas essas variantes. O acesso é vitalício, incluindo todas as atualizações que forem feitas.
Chegou a hora de parar de ficar irritado quando o seu adversário pegar naquele peão da dama e colocar em d4.